sábado, 7 de novembro de 2009

Casulo de saudades- Arneyde T. Marcheschi




Casulo de saudades
Arneyde T. Marcheschi


Quando sua presença vem
nítida em minha mente,
e os pensamentos visitam
a alma,superando o pensamento
é hora de reverenciar minhas emoções.
No meio da mata o sabiá
cantando me chamando,
canta alegremente
acordando minhas recordações.
Me traz as saudades da infância
férias na fazenda,
café no bule, broa de fubá,
animação da garotada,
vovó contente com a casa cheia,
não se importava com tanta algazarra.
No meio do laranjal
a criançada brincava despreocupada
nem via a lida pesada dos que
aravam a terra para plantar.
Saudades dos banhos de cachoeira
nas tardes quentes de verão,
passeios de charrete,
voltas no velho caminhão,
quando íamos na vila buscar
mantimentos para alimentar
a peonzada e matar a fome da
criançada, éramos tantos...
Nem sei se me lembro mais
tantos primos e primas,
tios e tias, todos a nos
proporcionarem ferias
inesquecíveis.
Triste era depois voltar
para os estudos e a vida na
cidade grande, a capital.
Nas noites enluaradas
fazíamos uma grande fogueira
e meus tios com suas violas
cantavam suas modinhas
canções da velha Pátria
a Itália querida,que ficou
além mar.
para os casais dançarem,
e as saudades matar.
E nós a molecada
preparávamos caveira
de abóboras,colocávamos
lamparinas ou velas dentro,
para os mais pequeninos
no meio da noite escura,
assustarmos....
Eita época boa!Como dizia
o boiadeiro, o velho Tião
eita tempo bão!
No casulo de minhas saudades
ficaram para trás,recordações
imortais, como a história dos
meus avós paternos,
que se conheceram, se apaixonaram
nos porões do navio, que os conduzia
a terra prometida, Brasil.
Mas ao receberam seu quinhão
o destino os separou,
indo cada um para um roçado,
uma vila distante, nua, pobre
para uma vida de sonhos
e de ilusões recomeçar.
Perdidos de vista,
sem se importar, os corações
mantiveram-se apaixonados.
E quando meu avo veio a
primeira vez a vila de Itaguassu
acompanhado do seu pai,
vender o milho e o café,
essas duas almas gêmeas
se reencontraram,
e não se separaram mais.
Foram 52 anos de feliz união
12 filhos que lhes seguiram os passos,
aprenderam que na honestidade
se pode viver abençoado, e para meu
maior orgulho, o único filho que se
formou foi meu amado pai.
Que veio para a capital
o filho casulo, o mais destemido
em cima de um cavalo baio
para aprender as letras,e como
aluno aplicado, por uma boa
família foi adotado e logo
ganhou uma bolsa no internato
São Vicente de Paula,
onde orgulhosamente recebeu
sob aplausos o diploma
tão sonhado.
Ah! Pai querido!
Quanto orgulho tenho de você,
homem dócil, valente, que mesmo
o destino cruel, roubando-lhe a
visão de repente, nunca esmoreceu,
junto à minha querida mãe,
venceram todas as batalhas,
e fizeram de mim uma rainha
do meu irmão um rei...
pena que seu reinado durou pouco,
hoje anjo também, sinto que dos
céus os três me abençoam
e eu respondo Amém!
São nos casulos das saudades
a força que tiro
para sobreviver e não me abater.
Transformo em flor,
o dia que vou viver, florescendo
a cada novo amanhecer.

Vitória.E.Santo 2007
www.vidatransparente.com.br

Nenhum comentário:

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

Versejar

Minha foto
Brazil
Biografia Águida Hettwer Nasceu em 31 de março de 1974 na cidade de Horizontina no Rio Grande do Sul. Mora atualmente em Sapiranga/RS. Dedica-se às letras e as Artes no seu contexto amplo, desde muito jovem. Aprecia a simplicidade, a natureza, animais de estimação, Antiguidades e seu legado na história. Acadêmica de psicologia Feevale-RS. Faz da escrita uma terapia.