sábado, 8 de agosto de 2009

Vencedores e vencidos...





Vencedores e vencidos...
Águida Hettwer


Nada mais brilhante do que a memória de alguém bem vivido. Cada pequeno detalhe soma-se a outros, num livro sendo escrito dia após dia. Oposto para alguns onde a vida passa despercebida pela janela trancafiada da alma, não se vê o viço das flores, e nem o perfume que embriaga. As lembranças incrustam de pó e manchas de mágoas.

Quem nunca teve medo de escuro, que acenda primeiro a luz. Entre tantas escolhas, por receio das conseqüências, deixamo-nos envolver pela cortina do comodismo. Temos a desculpa na ponta da língua, o tempo, a idade, os filhos, os pais, enfim, uma infinidade de objeções.


O tropeço não se limita em quedas, vem muitas vezes para nos encorajar a seguir um novo rumo, e descobrir o potencial que estava adormecido. Por falta de estímulo, não se perde uma guerra. Usa-se das armas que tem em mãos, a criatividade liberta e intensifica, a ousadia sobrepõe.


O bem-sucedido levanta-se cedo, põe em pratica os rascunhos do papel, conclui as tarefas do dia. A inércia anda em círculos, e não sai do chão. Senta-se nele para reclamar, e culpar os outros por sua condição.


Os vencedores, mesmo na humildade enfeitam a casa, zelam por seus pertences, cultuam a boa educação dos filhos. Nos vencidos, o zelo, o adorno, enterram no comodismo.

No espetáculo da vida que se inicia a cada novo raio de luz, somos o palco, os protagonistas, a platéia animada, trabalhando e lutando, nessa jornada terrena. Na esperança que nos move a seguir em frente, de dias melhores para toda gente.

Feito criança, seguramos nas paredes, arrastamos sonhos, caímos, levantamos. Equilibrando-se na corda bamba da vida, rindo, chorando. Sentimo-nos seguros quando alguém estende os braços e diz: - Vem!

Somos aprendizes nessa passagem, quantas vezes o sol queimará a face, e o frio errepiará a pele, até cumprir a missão. Confessar fraquezas, não significa desmerecer os méritos. Os grandes homens da história, por muitas vezes se enganaram, quebraram regras, usaram a ousadia de várias formas e fizeram à diferença.

Os vencedores não se entregam em uma luta. Os vencidos sentam-se acomodados, aguardando apenas a morte bater nas costas.

07.08.2009

Nenhum comentário:

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

Minha foto
Brazil
Biografia Águida Hettwer Nasceu em 31 de março de 1974 na cidade de Horizontina no Rio Grande do Sul. Mora atualmente em Sapiranga/RS. Dedica-se às letras e as Artes no seu contexto amplo, desde muito jovem. Aprecia a simplicidade, a natureza, animais de estimação, Antiguidades e seu legado na história. Acadêmica de psicologia Feevale-RS. Faz da escrita uma terapia.